Com obras previstas para 2025, o terminal terá investimento de R$ 500 milhões e capacidade para atender 1 milhão de passageiros por ano.
A cidade de Olímpia, localizada a 430 km da capital paulista, receberá um novo aeroporto internacional. A previsão é que as obras tenham início ainda no 1º semestre de 2025, consolidando um projeto considerado estratégico para a infraestrutura logística e o transporte de passageiros no estado de São Paulo.
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) foi designada para implantar, administrar e operar o Aeroporto Internacional do Norte Paulista. Também será responsável pelos estudos técnicos e definição dos investimentos necessários para viabilizar o empreendimento. A outorga para gestão foi assinada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), em outubro de 2024. Eis a íntegra.
ESTRUTURA E CAPACIDADE
O terminal será construído em uma área de 200 hectares adquirida pela prefeitura, a 20 km do centro de Olímpia. Inicialmente, a pista terá 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, com previsão de ampliação para 2.500 metros no futuro.
O aeroporto terá capacidade para atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano e receberá aeronaves de grande porte, incluindo cargueiros. Além disso, o pátio terá 200 metros de comprimento, o que possibilita o taxiamento simultâneo de até 6 aeronaves do tipo Boeing ou Airbus.
Tags:
Notícias