Batatais - SP


Batatais é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) e é um dos vinte e seis municípios que integram a Região Imediata de Ribeirão Preto, distando 355 km a noroeste da capital estadual. Localiza-se a uma latitude 20º53'28" sul e a uma longitude 47º35'06" oeste, estando a uma altitude de 862 metros. Possui uma área de 851 km² e abriga uma população de 58.402 habitantes, sendo assim o 124º mais populoso do estado de São Paulo. Está a 750 quilômetros de Brasília, capital federal. Sua área representa 0,3427 % do estado de São Paulo, 0,092 % da região Sudeste e 0,01 % de todo o território brasileiro. Desse total 7,5068 km² estão em perímetro urbano. A temperatura média anual é de 21 °C. e na vegetação do município predomina o cerrado.

Batatais é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Com isso, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Recebeu esse título em 23 de dezembro de 1994 através da Lei Estadual 8.993.

Dentre as atrações turísticas, se destacam as obras do pintor Cândido Portinari, com seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, exposto na Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde. Localizada no centro da cidade, a igreja está situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos: Os Milagres de Nossa Senhora; Via Sacra (composta de 14 quadros); Jesus e os Apóstolos; A Sagrada Família; Fuga para o Egito; O Batismo e Martírio de São Sebastião.

Devido ao seu significado artístico e histórico, o conjunto de 14 quadros da Via Sacra, pintados por Cândido Portinari em 1954, foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).













Postagem Anterior Próxima Postagem